Aprenda plantar quiabo: passo a passo

 

O verde quiabo é tradicionalmente uma planta que prospera em climas quentes, o vegetal é fácil de cultivar e usar e tem uma aparência adorável durante todo o período de crescimento devido às suas belas flores.

Esse alimento é rico em vitamina A e pobre em calorias, o que o torna um ótimo complemento para sua alimentação.

Esse vegetal oferece nutrientes essenciais como vitaminas K, C e A em um pacote de baixa caloria e baixo teor de gordura. Ele também contém uma boa quantidade de proteínas e fibras, o que não é o caso de todos os vegetais.

Como outros vegetais, o quiabo está repleto de antioxidantes. Isso é bom, pois os antioxidantes combatem o estresse oxidativo, o que aumenta o risco de diabetes e outras doenças crônicas em nosso organismo.

E claro que podemos falar que aquele quiabo grelhado crocante em seu prato pode encher sua barriga e  manter sua imunidade em forma de combate.

Você pode não precisar de muito folato em seu corpo, mas todo mundo precisa de vitamina K. Esse nutriente essencial ajuda a coagular o sangue de maneira adequada, protege o coração e melhora a saúde óssea, o quiabo é rico em folato.

Diversos cientistas acreditam que os nutrientes do vegetal podem ajudar a evitar que seu corpo absorva muito açúcar durante a digestão. Especificamente, que o conteúdo de fibra de quiabo pode ajudar a estabilizar o açúcar no sangue.

No caso do plantio, você pode plantar sementes de quiabo dentro de sua própria casa, em vasos de turfa, sob plena luz do sol, por cerca de 3 a 4 semanas antes da última data de geada da primavera.

Se você mora em regiões mais quentes e secas, pode plantar quiabo diretamente no jardim, 3 a 4 semanas antes da última geada da primavera, desde que cubra as plantas com uma moldura fria ou túnel de cultivo até que o clima aqueça totalmente. Sempre certifique-se de que a cobertura tenha 2 a 3 pés de altura para que as plantas tenham espaço para melhor crescimento.

Terra

O quiabo por ser uma cultura de clima quente, aprecia o pleno sol, é ainda adaptável e cresce na maioria dos solos, embora tenha melhor desempenho em solos bem drenados, ricos em matéria orgânica, o solo deve ser idealmente do lado ácido.

Plantio

Se você estiver no caso plantando mudas de quiabo, certifique-se de espaçá-los de 30 a 60 centímetros um do outro para dar-lhes espaço suficiente para crescer legal.

No caso das sementes plante com cerca de 1/2 a 1 polegada de profundidade e 25 a 40 centímetros de distância em uma fileira. Lembrando que você pode mergulhar as sementes durante a noite em água morna para ajudar a acelerar a germinação.

Vale ressaltar que as mudas de quiabo são altas, portanto, separe as fileiras de 3 a 4 pés uma da outra.

Cuidados

Sempre retire as ervas daninhas quando as plantas são jovens e, após, aplique uma cobertura vegetal abundante para evitar o crescimento de mais ervas daninhas. Aplique uma camada de cobertura morta de 2 a 3 polegadas de altura.

Você deve cobrir as plantas com estrume envelhecido ou composto rico, aplique também um fertilizante líquido balanceado mensalmente.

Quando as mudas de seu quiabo tiverem cerca de 7 centímetros de altura, afine as plantas de modo que fiquem com 25 a 50 centímetros de distância, se ainda não estiverem.

No caso da rega, mantenha as plantas bem regadas durante os meses de verão; por cerca de uma polegada de água por semana é o ideal, mas use mais se estiver em uma região quente e mais árida.

Colheita

A primeira colheita de quiabo ficará pronta cerca de 2 meses após o plantio das mudas.
Você deve colher o quiabo quando tiver cerca de 6 a 8 centímetros de comprimento. Colha todos os dias.

Corte o galho logo acima da tampa com uma faca; se o caule for muito difícil de cortar, a vagem provavelmente está muito velha e deve ser jogada fora.

Dentre os cuidados na colheita, use luvas e mangas compridas ao cortar o vegetal porque a maioria das variedades são cobertas por pequenos espinhos que irritam sua pele, a menos que você tenha uma variedade sem espinhos. Não se preocupe: essa irritação não vai acontecer quando você consumi-lo.

Guardar

Para guardar seus quiabos, coloque as vagens não cortadas e não cozidas em sacos para freezer e guarde-os no freezer. Você pode preparar o quiabo da maneira que quiser durante os meses de mais frio.

Postagens mais visitadas deste blog

DEPOIS QUE DESCOBRI ESTA RECEITA SÓ FAÇO leite ASSIM! 3 ingredientes👌VOCÊ VAI DESEJAR COMER ISSO!

Descubra Como Fazer Sabão Caseiro Sem Soda Por Menos de R$ 2,00!

Pudim na AirFryer cremoso delicioso e ainda economiza o seu gás de cozinha